domingo, 12 de março de 2017

Dando início às orientações (de novo)!

Pessoal, em virtude da grande dificuldade que os alunos do meu marido estão tendo na orientação dos trabalhos de conclusão de curso, decidi de uma vez por todas descomplicar o que está tirando o sono de nós todos: o abençoado TCC.
Para resumir é o seguinte, você precisa imaginar seu TCC como um brinquedo Lego em que você vai montando bloco a bloco.
O primeiro bloco é o que dá início ao seu ato de escrever o trabalho, então ele naturalmente é mais difícil. Pra dar início você precisa estar por dentro do assunto, porque senão vão faltar idéias e argumentos.
Escolheu seu tema? Escreva-o bem grande em algum canto perto do seu computador e sempre que for acessar a internet procure artigos que sejam relacionados ao tema. Quanto mais você ler mais vai aprender e mais idéias vão surgir. Salve todos esses artigos porque lá no meio do seu desenvolvimento você vai precisar de citações e é bom ter todo esse material como referência.
Pronto. Escolheu seu tema. Comece a pesquisar. Pronto. Já pesquisei, já li bastante, já sei como funciona e o que eu quero fazer. Ótimo! Então vamos a orientação!

INTRODUÇÃO

É SÓ UM TEXTO GENTE, UM TEXTO CORRIDO... NADA MAIS QUE ISSO... tipo redação que você fazia lá em 1990 na Escolinha Casinha Feliz. Quando a professora ensinava que o texto era feito por parágrafos lembra? Pois é, esse texto de vocês vai ter em média (pode ser mais ou menos, mas não pode fugir muito disso) 16 parágrafos. Nossa, mas 16 parágrafos? Siiiim, 16 parágrafos porque esse é o cartão de visitas, a propaganda do seu trabalho, se quem abre não gostar do que está aí não vai chegar até o meio dele entendeu?  Agora vamos ao jeito que é pra fazer:

Lembrandoooo: UM TEXTO SÓ, CORRIDO, SEM SUBTÍTULOS. DIVIDIDO EM PARÁGRAFOS.

Nos dois primeiros parágrafos: CONTEXTUALIZAR SEU ASSUNTO. Você pode falar desde o uso de estratégias de contenção do rio Nilo no Egito até o uso de capacetes resistentes pelos soldados na guerra. Pode viajar, é pra isso mesmo que serve esse início, pra você trazer seu tema do mundo para o trabalho. Vou dar um exemplo, se eu fosse falar sobre a minha área que é a alfabetização eu ia fazer os dois parágrafos assim:]

A palavra Pedagogia tem origem na Grécia antigapaidós (criança) e agogé (condução). No decurso da história do Ocidente, a Pedagogia firmou-se como correlato da educação é a ciência do ensino. Entretanto, a prática educativa é um fato social, cuja origem está ligada à da própria humanidade. O Processo de apropriação da escrita se dá em consonância com o desenvolvimento da pedagogia já que são processos inerentes...

Entenderam? É pra relacionar com alguma coisa do passado, a engenharia civil não nasceu ontem, joga no Google "HISTÓRIA DA SEGURANÇA DO TRABALHO, ESTUDO DE PATOLOGIAS NO PASSADO, SOLUÇÕES DE CONTENÇÃO UTILIZADOS NO PASSADO". Aprenda a pesquisar o que você precisa encontrar.

Ao fim disso vocês terão dois parágrafos certo? Vamos para os próximos dois. APRESENTAÇÃO GERAL DO TEMA. Vocês relacionaram com a história, o passado, agora apresentem o tema. Digam o que o tema significa, vou dar um exemplo de um tema de vocês: NR 18 no canteiro de obras. Olha como ficaria:

Sabendo-se que desde sempre a preocupação com a manutenção da harmonia no canteiro de obras faz parte da garantia de segurança dos empregados, fica evidente a necessidade de se discutir a aplicação de normas como a NR 18 nesses ambientes... etc etc etc...

Fez mais dois parágrafos! Só faltam 12!

AGORA O PROBLEMA, OU DÚVIDA, OU O QUE VOCÊ QUER PROVAR. No exemplo que dei acima você quer provar que a NR 18 ajuda ou não ajuda no canteiro, você quer ver em que ela é aplicável e o que ela não aborda e fica como falha... a questão norteadora seria mais ou menos assim: a questão principal é identificar qual a importância do uso da nr 18 visto que a norma aborda... é só escrever gente, tem que escrever mesmo porque é um trabalho acadêmico. Considera-se que vocês levam cinco anos para apresentar esse produto final, é o resultado do curso de vocês e o mínimo exigido é que vocês saibam redigir parágrafos, pense que no futuro terão que fazer centenas de páginas de laudos de engenharia, é hora de desenvolver aquela produção textual enferrujada. 

Matamos mais dois parágrafos. Agora vamos para os objetivos. Em um parágrafo só vocês vão escrever: O objetivo geral do trabalho é (aqui você coloca o objetivo principal do seu trabalho, a solução para a questão norteadora, o que você está tentando provar), e os objetivos específicos são (faz uns 3 objetivos específicos, são os galhos da grande árvore, pelos galhos que você vai chegar no objetivo geral, o que você vai precisar fazer para realizar o objetivo geral). Vou dar um exemplo bem simples pra entenderem:
OBJETIVO GERAL: PASSAR DE ANO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: FAZER TAREFAS, NÃO CONVERSAR EM SALA, FAZER AS TAREFAS DE CASA
Entendeu?

Só faltam 9 parágrafos!

Agora você vai ficar 4 parágrafos falando porque o seu trabalho contribui para a engenharia civil, para a sociedade. Você podia ter falado sobre 50 temas diferentes mas escolheu ESSE TEMA. Por quê? Você percebeu alguma necessidade? Não tinha nada sobre esse tema? Você achou mais fácil? Mas gente não escreva EU ESCOLHI, EU ACHEI. É tudo subjetivo viu. Escreva assim: O TEMA TAL TAL TAL FOI ESCOLHIDO EM VIRTUDE DA EMERGENTE NECESSIDADE DA ENGENHARIA CIVIL EM ESTUDAR A INUNDAÇÃO QUE ACONTECE NA SERRA DA CAPANEMA NO DIA DA CHUVA DE SÃO JOSÉ... A justificativa é sua, você que escolheu o tema e se o avaliador perguntar porque você escolheu, porque sim não é resposta.

Agora faltam 5 parágrafos.Nós próximos 4 parágrafos (pode ser menos se estiver muito complicado) você vai falar a sua metodologia. COMO VOCÊ VAI COLOCAR ISSO TUDO EM PRÁTICA? Voltando ao exemplo que dei nos objetivos, como eu vou passar de ano? Vou fazer aulas particulares, estudar com amigos, fazer esquemas de estudos, etc etc etc. A sua metodologia pode ser através de estudos IN LOCO (no local), dossiê fotográfico, pesquisa bibliográfica (leitura de livros), entrevistas, depende do seu tema. Se você achar que pro seu tema compensa mergulhar no Córrego das Antas coloca aí, mergulho no Córrego das Antas, eu só quero saber o que você vai fazer, se der certo ou não no final vamos saber.

O último parágrafo é só pra você falar como vai ser seu LEGO. Lembra que eu falei que o TCC parece um brinquedo de LEGO feito em blocos? Você já vai dizer pra mim quais blocos pretende colocar. O trabalho será dividido em 5 capítulos. No primeiro será realizada a contextualização histórica do tema, no segundo capítulo a apresentação dos aspectos técnicos, no terceiro capítulo a revisão bibliográfica (o que os outros autores dizem sobre o tema), etc etc etc.



SÓ ISSO GENTE. Não precisa sofrer, é só não deixar para última hora. Quem quer escrever tem que ler até a cabeça doer. Quanto mais você lê, mais vocabulário você tem e mais rico de idéias fica seu trabalho. A hora de correr atrás é agora. Lembrem-se que tudo que está sendo cobrado agora é pra economizar sofrimento no TCC 2. No TCC 1 vocês só vão apresentar o que vão fazer, é só no papel, só word. No TCC 2 é trabalho de campo, coleta de dados, mergulho no Antas, então vamos sofrer com o papel agora porque depois vai ser mais difícil.

Vou ajudar o Cadu nas orientações pelo Whatsapp e por email, eu consigo descomplicar mas vocês precisam fazer a parte de vocês. Ler e redigir. Dúvidas sobre a elaboração do TCC podem ser tiradas comigo, dúvidas técnicas e sobre engenharia com ele. 

Outro combinado, recebeu um email de resposta? Acusa que recebeu. Assim fica bem mais fácil ver quem ainda não recebeu. E se puder sinalize seus emails como urgência que eles vão para o topo da caixa de entrada, ok?

Atenciosamente, Laila Isa

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